1º ENCONTRO TÉCNICO SOBRE CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA

 1º ENCONTRO TÉCNICO SOBRE CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA

O 1º Encontro Técnico sobre conservação do solo e da água realizado em Quatro Irmãos , na sexta-feira (9), reuniu cerca de 150 participantes , no CTG Querência , o evento , com palestras Técnicas e Práticas , buscando contribuir com as práticas agrícolas com foco na fertilidade do solo e nos benefício para a sua estrutura . O Encontro reuniu a extensão rural e a pesquisa , além de diversas entidades parceiras envolvidas .
Para o pesquisador da Embrapa , existem soluções tecnológicas prontas para o uso , para  converter o plantio direto em sistema plantio direto  , no contexto da agricultura conservacionista   . Ele chamou a atenção para a importância da realização de um conjunto de ações integradas para a agricultura conservacionista e para disponibilidade de água .Entre elas destacou  os terraceamento , diversificação de cultura cobertura de solos , e semeadura em contorno para garantir solo fértil ,produtivo e com rentabilidade .Também chamou atenção para as consequência da erosão que leva embora parte considerável da camada superficial do solo ,rica em matéria orgânica , em corretivos e em nutrientes para as plantas , provocando perdas econômicas ao produtor rural , poluição em várzeas e riachos .
   ESTAÇÕES
1'º Em uma das estações , o Pesquisador da  Embrapa  Jorge Leimainski ,detalhou as práticas recomendadas para a fertilidade do solo , com destaque para  a geologia do solo , processo de infiltração da água e a importância da infiltração da água , cobertura de solo , plantio em torno e em nível. "A construção de um solo fértil é feito pelas raízes " , observou . Também recomendou a rotação de cultura ,"Segure a água onde ela cai ", recomendou para evitar enxurradas , e outra prática que recomendou foi a " Colher e Semear "para evitar a degradação do solo.
2ºO Técnico da Emater /RS ASCAR ,Cesar da Rosa e Jonas Farina ,destacaram a importância do manejo da água em lavouras , reforçaram as vantagem do terraceamento como uma práticas conservacionista para captação da água .
3º O Engenheiro Agrônomo  Nilson Antoniazzi , representando  a COTREL , também reforçou ações importantes , como o planejamento da lavoura para maior produção e rentabilidade. Entre as recomendações destacou a importância do produtor acompanhar o desenvolvimento da lavoura ,buscar conhecimento e informação que possibilitem a gestão ,para obter lavoura com maior rendimento e rentabilidade .

Assim fica nosso Agradecimento aos Participantes .

 1º ENCONTRO TÉCNICO SOBRE CONSERVAÇÃO DE SOLO E ÁGUA

Imagens da Notícia